Publicidade

Veja Como Arrumar a Casa e as Finanças Para o Primeiro Filho

Quando um casal vai ter seu primeiro filho, ambos ficam dominados por uma alegria extrema e logo criam muita euforia, expectativa e ansiedade. Isso tudo não apenas por parte do casal mais de toda a família. Mas, mesmo com muita felicidade a chegada do primeiro filho faz com que surjam algumas preocupações, de novos gastos para que o crescimento da família aconteça. Dessa maneira o casal precisa fazer algumas organizações e planejamentos para que as despesas da gravidez e do bebe possam se adequar a renda de ambos. Afinal o casal não deseja ter sua saúde financeira comprometida, deixando a família na mão. Veja neste artigo como arrumar a casa e as finanças para o primeiro filho.

De modo geral com um pouco de planejamento e cautela, é possível passar por esse período mais conturbado. Isso tudo sem que o sonho de se ter o primeiro filho se torne um grande problema nas finanças.

2-Descrever todas as despesas e receitas para maior controle

Primeiramente, realize uma analise sobre a sua atual situação financeira, para fazer uma simulação com os novos gastos. Como por exemplo os gastos com o bebê pré e pós nascimento. Uma boa orientação é buscar ajuda de amigos e familiares que já passaram por esse momento que todo casal passa. Dessa maneira será possível ter algumas ideias sobre os gastos que poderão surgir. Faça uma planilha no papel ou uma digital, mas que seja algo que você consiga ter controle de forma prática.

2- Despesas do Pré-nascimento do Bebê

Nessa sua analise sobre a sua vida financeira, inclua despesas do pré-nascimento do filho. Por exemplo, a montagem do quarto, os pagamentos do parto, caso seja realizado em hospital particular, roupas, acessórios, banho e assim por diante. Dessa forma busque negociar junto as lojas antecipadamente para conseguir alguns descontos, e tudo sem nenhum tipo de gasto compulsivo. Vale ressaltar que as crianças crescem muito rápido e muitos itens que compramos acabamos sendo perdidos com muita facilidade.

3- Chá de fraldas pedindo apenas as fraudas

Uma boa alternativa para economizar é realizar um chá de fraldas pedindo apenas fraldas pois é o item que mais pesa no orçamento. Se for realizar alguns cálculos simples, será possível notar que o item que uma criança, mas usa são as fraudas. Por isso quando mais ganhar esse item em um chá de fraudas mais conseguirá poupar dinheiro para outros gastos.

Sendo assim faça um chá de fraudas e no convite especifique vários tamanhos de fraudas para que seu estoque possa acompanhar as fases em que a criança for crescendo. Sem duvidas isso já vai gerar um grande alivio para o orçamento do casal.

4- Determinar um orçamento de gastos mensais designados ao bebê

É muito importante fazer cálculos sobre os valores que serão gastos dia após dia depois que o bebê nascer. Algumas despesas como médico ou planos de saúde, fraldas, vacinas, alimentação, roupas, creche e assim por diante. Faça uma analise se cada uma dessas despesas vai caber em sua renda familiar sem que o casal fique apertado. Contudo é importante para que o casal analise se terá que fazer uma redução de gastos ou mudanças de hábitos de seu dia a dia.

5- Anotar todos os gastos com o chá de bebê

Certamente esse item pode gerar alguma espécie de atrito entre o casal, afinal muitas coisas estão em análise. Até porque alguns gastos com a festa podem ser usados de melhor forma, como por exemplo comprando os itens de enxoval do bebê. Dessa maneira orientamos aos futuros pais que criem alguns planos de fazer uma festa mais em conta, facilitando que eles possam seguir com os limites de gastos que cabem no orçamento.

6- Plano de Saúde

Se a família ainda não tiver nenhum tipo de plano de saúde, é uma boa hora de começar a considerar a ideia da aquisição desse tipo de serviço. Afinal, existem muitos gastos com visitas ao médico para acompanhamento, vacinas e outros serviços da saúde muito importantes nos primeiros anos de vida da criança.

7- Pense na alternativa de não fazer festa de um ano para a criança

Podemos afirmar que a festa de um ano de idade, é muito mais um evento para a família do que para a criança em si. Isso porque a criança ainda é muito pequena e nem sabe ao certo muitas das coisas que estão acontecendo. Mas além disso é bem possível que o casal ainda esteja se recuperando financeiramente dos gastos do ano anterior da época do nascimento da criança. Contudo caso seja um desejo indiscutível para o casal, faça uma festa com menor custo e mais reservada.

8- Guardar dinheiro para investir no futuro da criança

Não há nada de errado em guardar dinheiro para investir no futuro dos filhos. Por isso uma boa alternativa é começar a fazer essas reservas desde muito cedo, para que quando chegar o dia elas possam ser usadas com mais tranquilidade. Hoje em dia existem vários produtos financeiros que ajudam os pais a chegar nesse objetivo.

Mesmo assim ressaltamos que além de cuidar bem dos filhos é necessário preparar um caminho par eles, ainda mais pelo fato de dependerem exclusivamente dos filhos quando os dias da velhice chegarem.

Considerações finais

Certamente a chegada do primeiro filho é algo muito especial, pois é um momento único. Dessa maneira a vontade de oferecer o melhor possível, tanto financeiramente quanto emocionalmente, pode facilitar os gastos sem nenhum planejamento. Sendo assim podem acabar gerando vários problemas financeiros para o casal.

Em conclusão, orientamos ao casal a ser firme em seus propósitos para manter os controles sobre as finanças e gastar apenas de forma consciente. Até porque um dos maiores exemplos que pode deixar para seu filho é os termos da educação financeira. Busque praticar falar de finanças e casa, com dialogo verdadeiro, o que vai mudar o rumo para uma vida estabilizada e equilibrada cheia de realizações. Ou seja, uma educação financeira desde berço para melhor formação de uma criança.

Veja também:

9 Ações Fundamentais Para Ganhar Dinheiro e Mudar sua Vida

Publicidade
Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade/ Alerta © 2020 - Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza o cookies para lhe garantir a melhor experiência No site. OK | Mais informações