Publicidade

Descubra Algumas Dicas de Como Começar a Guardar Dinheiro

De fato, que todo mundo em algum instante da vida pensa em começar a guardar dinheiro, mas nem sempre conseguem. Mas o fato de não conseguir guardar dinheiro não é por ganhar uma quantidade grande como renda. Afinal existem muitas pessoas que possuem salários altos, e acabam se afundando em dividas por não conseguirem economizar. Sendo assim, o controle financeiro não se limita apenas para pessoas que possuem altos ganhos, até poque grande parte dessas pessoas costumam não ter controle financeiro nenhum. Descubra neste artigo como começar a guardar dinheiro.

Existem também as pessoas que conseguem poupar altas quantidades de dinheiro ganhando muito pouco. Sendo assim, guardar dinheiro não está associada com a quantidade mais sim a forma em que temos relação com o mesmo. Desse modo para aprender a guardar dinheiro é necessário ir por partes para que tudo de certo.

1-Se informe de quanto se tem em dinheiro

Primeiramente para s guardar dinheiro, é saber os valores que se ganha mensalmente. As pessoas que ganham valores fixos acabam possuindo mais facilidade nesse momento. Mas se for uma pessoa que possui renda variável, é necessário fazer algumas anotações sobre a média salarial recebida mensalmente. Contudo, independentemente da situação de ganhos é necessário conhecer muito bem os ganhos, afinal isso vai gerar uma grande diferença nesse processo.

Não existe a possibilidade de guardar dinheiro sem saber o que realmente se ganha e sobra mensalmente. E se realizar as contas mensais e ver que o dinheiro não está sobrando, é uma boa hora de buscar outras alternativas para guardar dinheiro. Ou seja, realizar serviços extras, trabalhar como freelancer, pedir um aumento, cortar contas supérfluas, vender alguns itens e assim por diante. Desse modo é possível conseguir um dinheiro a mais para ser designado a sua nova poupança.

2- Aniquilar as dúvidas ou trocar por uma com juros mais baixos 

Não existe nenhuma possibilidade de conseguir guardar dinheiro endividado. E existem muitas pessoas que além de estarem devendo, estão pagando por juros muitos altos, que são equivalentes a quantia que poderiam estar sendo guardadas. Sendo assim o melhor a se fazer é tentar aniquilar todas as dívidas que estejam em aberto.

Contudo sabemos que nem sempre isso é fácil, e nesse momento orientamos a pelo menos trocar por uma dívida com juros menores. Isto é, hoje em dia existem muitas empresas que oferecem empréstimos com juros mais baixos. Dessa maneira é possível provar um empréstimo, usar a quantia para pagar todas as dívidas, e assumir apenas uma única dívida com juros pequenos. Por exemplo, as dívidas com cartões de crédito costumam ser bastante altas, liquidar esse valor para não pagar pelos juros e uma excelente alternativa.

3- Foco e Objetivos estabelecidos 

Sem dúvidas que ter planos de objetivos traçados é algo fundamental para conseguir iniciar os planos de guardar dinheiro. Porém, caso ainda não saiba o que vai fazer com a quantia que está guardando, procure ter uma meta rapidamente. Isso porque quando não temos um foco acabamos desistindo com mais facilidade em poupar. Sendo assim, o melhor a se fazer é criar a boa e velha lista de desejos para que você tenha um propósito a ser alcançado.

4- Pagamentos Adiantados 

Uma estratégia fundamental e guardar o dinheiro assim que ele cai em sua conta. Até porque as pessoas que deixam para guardar apenas as sobras do fim do mês, acabam percebendo que não conseguem guardar as quantias. Por isso orientamos que você realize pagamentos adiantados para sua reserva. Ou seja, estabeleça um valor a ser economizado e retire ele antecipadamente para a reserve, de modo que use apenas o restante no orçamento.

5- Acabar com o desperdício com a mudança de comportamento 

Para conseguir guardar dinheiro, obviamente será necessário para com alguns comportamentos ruins e falhos em relação ao dinheiro. Mas esses comportamentos só podem ser notados quando vamos anotando tudo que é necessário. Afinal muitas pessoas acabam vendo o dinheiro ir embora no fim do mês sem ao menos saber onde ele foi aplicado.

Isso é bastante comum, porque as coisas realizadas pela internet, os famosos cafezinhos, refeições fora de casa, passeios em shopping dentre várias outras coisas contribuem para isso. Sendo assim, você identificar quais tem sido os inimigos do seu orçamento.

6- Atenção com todos os detalhes 

Quando for iniciar seu projeto de guardar dinheiro, comece mesmo que seja com uma pequena quantia. Afinal, se somados anualmente, alguns valores podem se tornam bem altos em sua reserva. O que realmente importa é começar os planos de economia quanto antes. Até mesmo se você conseguir guardar apenas moedas, no fim do mês ou ano estará com um rendimento bom. E isso será seu ponto de partida para poupar.

7- Guardar dinheiro frequentemente 

Da mesma forma que citamos anteriormente, mesmo que seja pouco é preciso criar o hábito o mais cedo possível em guardar dinheiro. Ou seja, e necessário ficar atento a frequência em que está guardando seu dinheiro. Até porque isso deve se tornar um hábito em seu cotidiano. Vale ressaltar que os valores colocados mensalmente na poupança podem te render mais, do que se forem depositados apenas uma vez no ano.

8- Aprender a fazer o dinheiro render 

Por fim, e necessário ter bastante atenção em como e onde o seu dinheiro vai ser aplicado. Até porque guardar o dinheiro em baixo do colchão não é a forma mais viável de se guardar dinheiro. Contudo e necessário guardar dinheiro de forma que ajude escapar pelo menos um pouco da alta inflação. Por isso uma ótima alternativa e recorrer a boa poupança. São uma das melhores formas de guardar dinheiro para as pessoas que possuem liquidez diária, sem ficar no prejuízo.

Conclusão 

Começar a guardar dinheiro pode ser algo bem difícil no início. Mas com o tempo você vai se acostumando a poupar e vai vendo os benéficos que essa ação gera para seu bolso. Afinal quando se tem metas e planos, fica ainda melhor guardar dinheiro para poder realizar projetos e sonhos. Em conclusão, orientamos que aplique essas dicas em sua vida quanto antes, para conseguir poupar cada vez mais. Lembre-se que não importante a quantidade, mais sim começar a poupar quanto antes.

Veja também:

Algumas Dicas Para Ensinar Uma Criança a Poupar Dinheiro

Publicidade
Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade/ Alerta © 2020 - Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza o cookies para lhe garantir a melhor experiência No site. OK | Mais informações