Publicidade

Descubra 5 lições de como dar um bom exemplo financeiro

Muitas pessoas não sabem como fornecer um bom exemplo financeiro para as pessoas que estão ao seu redor. Afinal grande parte das pessoas imaginam que o mais certo a se seguir são os exemplos de pessoas que possuem uma grande quantia em capital, Sendo assim o mais certo e seguir o exemplo dessas pessoas para conseguir as mesmas conquistas, e naturalmente o mesmo rumo de sucesso financeiro. Porém isso nem sempre é o mais indicado, para ter como exemplo de sua vida financeira. Descubra neste artigo 5 lições de como dar um bom exemplo financeiro.

Antes de mais nada, é importante deixar claro que muitas dessas pessoas que possuem um grande capital. Mais possivelmente podem ter conseguido por meio de uma herança. Podem até mesmo ter obtido ganho de uma quantia alta de dinheiro sem ter feito nenhuma atitude de organização financeira.

Isto é, existem muitas pessoas que acabam ganhando heranças e não possuem nenhuma organização financeira. Por isso é normal ver pessoas ricas com dividas milionárias por não saberem administrar seu próprio dinheiro. Sendo assim, não vale a pena usar como exemplo apenas pessoas ricas, pois muitas delas não possuem nenhuma organização sobre sua vida financeira.

Porém também existem muitas pessoas que ganha, um salário médio e possuem tanta organização financeira, que nunca ficam com suas contas no vermelho. Além disso possuem reservas financeiras bem significantes para conquistarem suas metas e sonhos. Em virtude disso, devemos analisar com muita atenção os exemplos a serem seguidos e aplicados em sua vida financeira.

Exemplos sobre a vida financeira para serem seguidos e ensinados.

Desse modo separamos neste artigo, cinco ótimos exemplos para seguir e ensinar todas as pessoas ao seu redor. Afinal precisamos seguir os bons exemplos e também se tornar espelhos para as pessoas que nos cercam. Para que o dinheiro seja melhor aplicado e que sua vida financeira seja mais aprazível.

exemplo financeiro

Por isso essas lições vão te ajudar no esforço diário de cuidar bem do seu dinheiro. De forma que todas as suas necessidades sejam supridas e ainda sobre para aplicações de projetos e sonhos. Além disso será possível se tornar um grande exemplo para as pessoas de sua convivência.

1° Lição- Padrão de vida inferior.

Um padrão de vida inferior do que você poderia ter, é um dos primeiros passos para ser uma pessoa que consiga suprir suas necessidades, guardar dinheiro e ainda realizar investimentos. Por exemplo, caso você seja uma pessoa que ganhe R$ 50 reais, procure não viver como uma pessoa que ganha a mesma quantia. Basicamente o segredo é viver com R$30,00 e investir ou guardar o restante. Essa atitude em longo prazo pode simplesmente mudar totalmente a sua vida financeira. Aplique isso a sua vida e também ensine a seus e família os benefícios dessa atitude.

2° Lição- Traçar planos e metas na vida financeira.

Exemplo financeiro Procure iniciar esse projeto de organização financeira, fazendo uma lista de metas, planos e sonhos a serem conquistados com a mudança de ações. Uma boa dica além de uma lista individual é fazer uma lista coletiva junto a família, com planos e metas a serem realizadas de forma coletiva. Certamente assim toda a família vai buscar e realizar esses planos para que todos sejam beneficiados. Uma espécie de poupança entre todos os membros da família.

3° Lição- Consumo Consciente

Muitas pessoas acabam se deixando levar e acabam com todo seu dinheiro assim que entre vai para sua conta. Realizam compras sempre que veem produtos na promoção, além de comprar presentes em todas as datas comerciais durante o ano todo. De fato, essas atitudes devem ser evitadas pois podem prejudicar completamente todo seu projeto de organização financeira. Essas ações ainda podem prejudicar sua família em peso, pois acabam fazendo com que eles se tornem consumistas de forma que gastem todo seu dinheiro futuramente sem pensar.

4° Lição- Frequentes Investimentos.

Por mais que você poupe dinheiro, sem investimentos seu plano de ter uma vida financeira estabilizada é adiado. Como já foi mencionado nos planos de organização financeira, ressaltamos mais uma vez a grande importância de destinar parte de seu dinheiro para investimentos frequentes. É necessário mostrar principalmente para os familiares a importância de se criar uma reserva emergencial e destinar parte dos ganhos mensais para investimentos. Fazendo com que todos tenham ações de guardar e investir seu dinheiro. Porém vale ressaltar que os investimentos são de acordo com o perfil de cada pessoa.

5° Lição- Doação e gratidão de formas estimulantes.

Muitas pessoas não sabem, mais a gratidão é uma ferramenta muito forte para ser uma pessoa prospera. Esse grupo de pessoas não sabem como estão perdendo grandes coisas por falta de gratidão. Segundo um estudo grande parte das pessoas que atualmente tem suas vidas bem estabilizadas financeiramente são as que possuem grande gratidão, principalmente na fé. Ou seja, são muito gratas, as pessoas, ao universo, a Deus e a tudo que foi proporcionado em suas vidas, até que chegassem a onde chegaram atualmente. Dessa maneira acabam estimulação a doação.

Por isso uma boa fica é sempre estimular essa gratidão em sua vida, fazendo doações de algo que não usa, alimentos, ou até mesmo ajudando com alguma quantia em dinheiro. Sem duvidas isso vai gerar positividade para a sua vida constantemente. Além disso, a estimulação dessas atitudes faz com que muitas pessoas sigam seus exemplos e se tonem pessoas melhores.

Considerações Finais

Uma vida financeira organizada e que serve de exemplo para as pessoas pode ser algo bem gratificante, porém exige uma vida de equilíbrio e determinação sobre as finanças. Por isso não perca mais tempo e aplique todas essas ações e atitudes em sua vida para que sua vida financeira seja equilibrada e ainda seja um exemplo para as pessoas que estão ao seu redor.

Veja também: Confira 8 dicas para se dar bem na Black Friday

Publicidade
Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade/ Alerta © 2020 - Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza o cookies para lhe garantir a melhor experiência No site. OK | Mais informações