Publicidade

Confira Algumas Dicas Para Negociar Melhor e Ser Bem Mais Feliz

Quando o assunto é salário cinco a cada dez pessoas possuem grande insatisfação sobre os valores que recebem, isso segundo uma pesquisa realizada em 2017 pelo Instituto Locomotiva. Porém essa insatisfação não tem se transformado em boas ações para conseguir um aumento de remuneração. Ou seja, por mais que as pessoas que fiquem insatisfeitas com o que ganham, não buscam nenhuma forma de ganhar mais. Isso porque segundo a mesma pesquisa, a cada dez pessoas apenas três tenta aumentar seu rendimento financeiro. Confira neste artigo algumas dicas para negociar melhor e ser bem mais feliz.

O fato dessa falta de coragem se deve principalmente pelo grande medo de entrar em negociações que não deem certo. Até porque melhorar o salário é algo de construção que exige algumas etapas até que o resultado seja alcançado. O fato é que as negociações fazem parte desse processo para aumentar os ganhos, o que acaba gerando um grande temor entre as pessoas. Até porque esse processo é visto por muitos como uma espécie de embate onde se pode ganhar muito e na mesma porcentagem pode perder bastante.

Basicamente podemos dizer que as negociações são uma espécie de quebra-cabeça, onde ambos os lados possuem peças que podem se complementar. Mas que precisam ser encaixadas. Dessa forma o diálogo é algo muito importante para conquistar a vitória nesse processo.

Confira Algumas Dicas Para Negociar Melhor e Ser Bem Mais Feliz

Insegurança para negociar o salário

Muitas pessoas não se sentes à vontade para negociar o salário, o que sem duvidas é algo comum entre todas as pessoas. Isso é ainda mais perceptível entre as mulheres. De acordo com pesquisas, as mulheres costumam encarar as negociações como algo ligado a ganância. Elas também são as mais preocupadas em como são observadas em seu ambiente de trabalho.

Mas independente do gênero é certo afirmar que o medo não deveria ser algo que atrapalhasse na hora de lutar pela remuneração que se almeja. Mas na verdade quem não tem um certo anseio em relação ao chefe e acabam ficando atemorizados com medo de perder o emprego ou se prejudicar de alguma forma. Ainda mais se isso envolver questões de negociações salariais, onde a insegurança tende a aumentar ainda mais.

Contudo a preparação é uma das principais etapas para conseguir sucesso. Porém muita gente acaba se esbarrando na falta de uma ampla visão sobre conseguir uma boa possibilidade de conseguir um rendimento maior do que já está acontecendo.

Pesquisa sobre salário no mercado

Existem outros pontos que também necessitam de atenção, como por exemplo fazer uma pesquisa no mercado para saber sobre a média salarial do cargo que presta serviços. Por exemplo, é necessário fazer apresentações das contribuições para a empresa realizada nos últimos anos.

Porém não adianta olhar um contracheque, e começar com reclamações sobre o rendimento caso o aumento não seja algo que você merece. Até porque, é necessário acompanhar e analisar a sua trajetória como profissional. Esse fator sem duvidas vai ser o ponto de partida para que suas chances reais aumentem. Afinal bons funcionários merecem ter um o pedido de aumento salarial aceito.

Basicamente, você deve encarar essa negociação de aumento salarial, como uma boa oportunidade de construir um formato de motivação para sua vida. Contudo, a empresa também precisa ser beneficiada com essa ação. Sendo assim ambos os lados precisam enxergar os benefícios dessa negociação.

1- O aumento de salário é realmente merecido? 

De forma geral, podemos afirmar que todo profissional acredita ser merecedor de uma remuneração melhor. Porém essa resposta deve vir em primeira instância da empresa. Afinal é ela quem conhece e avalia os resultados proporcionados no ambiente de trabalho pro parte do profissional. Por isso é necessário refletir muito sobre quais os resultados você tem oferecido para a empresa, a visibilidade quem tem proporcionado, o relacionamento interpessoal e principalmente o nível de importância da empresa para você. Dessa forma o primeiro passo para essa negociação é identificar se é apto a receber esse aumento salarial.

2- Preparação para realizar o pedido

É muito impetrante saber que é preciso ter uma visão bastante ampla para que seu pedido seja embasado. Até porque as solicitações vazias, acabam fazendo com que você seja desconsiderado pela empresa. Ou seja, fazem com que sua viabilidade da proposta não seja aceita por parte da empresa. Dessa maneira, orientamos a fazer uma pesquisa sobre dados salariais, para saber se a sua remuneração é a mesma da base usada no mercado. Sendo assim, após a sua pesquisa, defina um valor de aumento que condiz com as informações obtidas. Vale ressaltar que você deve escolher um momento mais propício para realizar esse pedido com a seu gestor. Essas pequenas ações vão influenciar de forma positiva para que sua solicitação seja aceita.

3- Fazer uma preparação para a conversa com o gestor

Estabelecer um diálogo com seu gestor sobre a remuneração requer muita reflexão. Caso você simplesmente o aborde de surpresa para falar sobre esse assunto, provavelmente vai receber uma resposta negativa. O que é comum já que ele foi pego de surpresa. Dessa forma, apresente a seu gestor que você tem a necessidade de estabelecer um diálogo com ele sobre o assunto. Procure maçar uma conversa não tão formal para que esse assunto seja apresentado com os argumentos necessários para aprovação do aumento.

4- Estabelecer uma conversa construtiva

É muito importante lembrar que a negociação salarial é algo que exige muito equilíbrio sobre que almeja e a maneira de preservar o relacionamento profissional com o gestor da empresa. Sendo assim, a postura com o chefe precisa ser algo estabelecido de forma construtiva, para que ambos possam alcançar um caminho viável tanto para o profissional quanto para a empresa. Busque não conduzir o diálogo com agressividade, tentando colocar o gestor contra a parede e sem saída. O mais indicado é que você procure medir suas palavras, afinal qualquer maneira impositiva de sua parte pode colocar até mesmo sua vaga em risco junto à empresa.

5- Vantagens além dos ganhos financeiros

Podemos dizer que existem inúmeros fatores no ambiente de trabalho que podem ter ligação a satisfação do crescimento na empresa. Isso porque o salário é apenas uma das satisfações mais não apenas o único ponto de satisfação do ambiente de trabalho. Isso porque dependendo da empresa, pode haver que ela tenha algumas limitações, e essa conversa sobre um aumento de valor pode fazer com que esse pedido seja inviabilizado.

Porém existem alguns itens que podem custar bem pouco para empresa, se tornando mais flexíveis para empresa, fazendo com que esse aumento gere um alto benefício para a mesma. Por exemplo é o trabalho remoto, banco de horas, pagamento de cursos, plano de saúde, possibilidade de novos planos e projetos. É necessário ter boas alternativas para gerar benefícios além dos ganhos em remuneração.

6- Caso tenha uma resposta negativa não encare isso como definitivo

Caso tenha seguido todas essas orientações mais sua resposta seja negativa por parte da empresa, não encare isso como definitivo. Até porque o aumento salarial está ligado à diversos fatores em uma empresa. Muitas vezes algumas empresas por mais que o profissional mereça. Não libera o aumento pelo fato de causar desconforto por parte dos outros funcionários da empresa. Ou seja, são diversos pontos a serem abordados. Por isso devem ser negociados em várias etapas até que se alcance uma solução por ambas as partes.

Conclusão 

Conseguir um aumento salarial é algo complexo devido a inúmeros fatores. Até porque negociar é algo bem difícil para muita gente, o que dificulta ainda mais conseguir um resultado positivo. Por isso orientamos que siga nossas dicas para que esse processo possa ser mais facilidade. Em conclusão, não deixe de avaliar bem tanto o seu lado como o lado da pessoa ou empresa que está negociando. Afinal para uma negociação aprazível, ambas as partes devem ser beneficiadas.

Veja também:

Descubra 5 lições de como dar um bom exemplo financeiro

Publicidade
Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade/ Alerta © 2020 - Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza o cookies para lhe garantir a melhor experiência No site. OK | Mais informações