Publicidade

Algumas Dicas Para Ensinar Uma Criança a Poupar Dinheiro

Quando o assunto é ensinar as crianças a poupar dinheiro, muitos adultos não sabem ao certo de que maneira agir. Afinal, ainda existem muitas pessoas que possuem dúvidas se realmente é certo estimular essa aprendizagem sobre guardar dinheiro desde cedo nas pessoas. Dessa maneira separamos algumas informações para que veja algumas dicas para ensinar uma criança a poupar dinheiro.

Dar exemplos de poupar dinheiro para uma criança

Não podemos iniciar o assunto sobre ensinar a poupar sem falar sobre a importância de dar um bom exemplo para as pessoas que estão ao nosso derredor. Isso porque os adultos em geral acabam se tornando os espelhos para as crianças que estão começando a conhecer o mundo. Dessa maneira, caso tenha em seus planos ensinar as crianças ao seu redor a poupar dinheiro, comece a ser um exemplo de uma pessoa que poupa dinheiro. Afinal para ser um bom exemplo de poupança, precisamos saber que não dá para sair gastando dinheiro sem limites e organização.

Dinheiro não nasce em Pé

Quando a criança chega na fase em que já consegue ter um maior entendimento sobre as coisas que acontecem, você deve explicar mais as coisas. Isto é, que quando se compra uma coisa, é necessário saber que é preciso pagar e assim por diante. Além disso, é muito importante ensinar que o dinheiro não nasce em arvore, e que ele só pode obter ele por meio de trabalho, e que isso leva tempo.

Oferecer mesada ou outra fonte de dinheiro 

Vale lembrar que é muito importante que a criança tenha pelo menos um dinheiro para ela saber tomar algumas decisões, mesmo que seja pouco. Desde uma mesada, um cartão ou uma pequena quantidade de dinheiro vivo. Sendo assim essa é uma ótima alternativa para iniciar a educação financeira para as crianças. Dessa maneira elas vão saber estabelecer limites, e vão conseguir controlar seu dinheiro, desde de pequenos.

Incentivar a poupança

Caso a criança tenha dinheiro disponível, é muito importante que ele saiba guardar suas quantias. Nesses instantes os adultos possuem uma grande importância para mostrar a elas a como guardar o dinheiro da melhor forma possível. Por isso, o melhor a se fazer é estipular algumas metas de valores para serem retirados mensalmente dos valores ganhos. Por exemplo, caso a criança ganhe uma mesada de R$ 100 reais, a criança deve guardar R$ 30 reais por mês. Isso vai fazer com que ela monte uma reserva.

Cofrinhos para as crianças

Uma dica muito interessante, é presentar as crianças com um cofrinho divertido para eles começarem a juntar dinheiro. Ou seja, essa ação vai estar estimulando-as a guardarem todas as moedas que ficam espalhadas por toda a casa. Sendo assim, escolha uma data para abrir esse cofrinho para que a criança fique ainda mais motivada.

Ensinar as crianças a comparar os valores de itens

Quando a criança estiver poupando, você deve induzir ela a usar a quantia para comprar algo que deseja. Dessa maneira, quando ela for comprar o que deseja, você pode ensina-la a comparar os valores do item que ela almeja. Essa ação pode ser realizada de forma básica, com ajuda da internet. Certamente que esse tipo de ensinamento deve ser transmitido quando as crianças já saberem ler e escrever. Se a criança conseguir pagar menos pelo item que deseja, vai conseguir ficar ainda com dinheiro e vai voltar a poupar ainda mais.

Atenção as crenças de limitações

Vale lembrar a grande relevância de não inserir nas crianças algumas crenças, mesmo que isso aconteça de forma involuntária. Afinal, muitas pessoas mesmo adultas não conseguem fazer reserva de dinheiro, pelo fato de acreditarem que essa ação é desnecessária. Dessa forma, manter as crenças dessas pessoas longe das crianças é algo fundamental.

Imponha limites para que a criança

De fato, que não adianta nada, ensinar a criança a poupar dinheiro com a mesada e os pais continuarem dando todas as coisas que a criança pede. Por isso é muito importante ensinar a criança que existem limites, e que não se pode ter tudo que quer. Uma boa forma de ensinar e falando a ela que da mesma maneira que os pais precisam cuidar do seu dinheiro, elas também precisam cuidar da quantia que a liberada a elas.

Ensinamentos que estimulem a doação

Por fim, uma ideia muito legal, é estimular nas crianças a doação de algo que ela não use, como um brinquedo. Sendo assim, vai mostrar a ela que poupar dinheiro sempre será algo vantajoso. E que acumular várias coisas que não se usa não é bom. Até porque existem muitas crianças que não ganham mesada e não possuem os mesmos brinquedos. Que sem duvidas vão ficar muito felizes se ganhar alguns itens. Esse ensinamento vai muito além das finanças, mais também está cultivando a caridade e amor ao próximo na criança desde de muito cedo.

Conclusão

São bem simples as dicas para ensinar as crianças algumas formas de poupar dinheiro. Em conclusão, afirmamos que ensinar a criança sobre assuntos financeiros pode ajudar ela em diversos fatores. Afinal quando se tornarem adultos não vai se prejudicar em diversas áreas da vida, por falta de informação sobre finanças.

Veja também:

4 Dicas Para Sair do Vermelho e o Dinheiro Sobrar

Publicidade
Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade/ Alerta © 2020 - Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza o cookies para lhe garantir a melhor experiência No site. OK | Mais informações