Publicidade

Algumas Coisas Que Uma Pessoa Desempregada Não Pode Fazer

Atualmente estamos vivemos tempos difíceis, e com total certeza você conhece alguém que perdeu o emprego, ou até estava vivendo essa situação. Sendo assim, o número de pessoas desempregadas vem aumentando muito, e uma reversão na economia para mudar esse estado atual parece algo bem distante. Dessa maneira o desemprego acaba assombrando diversas famílias, afinal todos necessitam de uma renda para sobrevivência. Por isso preparamos neste artigo algumas informações muito importantes para que você veja algumas coisas que uma pessoa desempregada não pode fazer.

1-Nunca se desanime 

Certamente perder um emprego é algo que nos pega muitas vezes de surpresa. Sendo assim nestes momentos ruins temos que tentar ser o mais forte possíveis Afinal os pensamentos positivos podem prejudicar ainda mais a situação que já não está tão agradável. Orientamos que você aproveite esse tempo para fazer uma reflexão, desabafar e conversar com família e amigos. Afinal o apoio dessas pessoas e o que nos motiva, ainda mais se já tiverem passado por essa experiência.

2-Gastar todo dinheiro recebeu

Caso tenha recebido dinheiro da rescisão ou do seguro desemprego, não imagine que tenha que gastar esse dinheiro. Ou seja, use esse dinheiro para montar uma reserva para que ele seja usado da melhor forma possível. Isso porque ele pode ser a base que vai manter você, até que consiga se estabilizar no mercado de trabalho novamente. Assim, você vai possuir uma reserva para as eventualidades, desde que não saia gastando dinheiro de forma desenfreada.

3- Decidir mudanças em sua vida estando Desempregada

Grande parte das pessoas acreditam que nessa situação, devem tomar decisões de mudanças. Por exemplo, abandonar alguns sonhos, morar em outra cidade ou país. Ou seja, tomam decisões muitas vezes precipitadas sem pensar nas consequências. Nesse momento difícil todas essas coisas parecem ser uma ótima saída, porém elas precisam ser feitas com muito planejamento para que deem certo. Dessa maneira você não pode tomar nenhuma decisão no calor do momento, pois os resultados tendem a não ser agradáveis, complicando ainda mais sua vida financeira.

4-Comprar itens e adquirir custos fixados estando Desempregada

Nessa situação você deve evitar contratar alguns serviços que podem gerar custos mensais muitos altos. Além disso, é muito importante envidar as compras de bens caros, mesmo que sejam pagos à vista ou em parcelamento, pois podem prejudicar sua vida financeira. É normal que nessa situação surgem algumas vontades de trocar o carro, ou reformar a casa, porém isso deve ser evitado para não prejudicar seu orçamento até que consiga um novo emprego.

5-Não conhecer a real situação financeira 

Para se obter um equilíbrio financeiro é fundamental saber levantar os custos mensais, para cortar as coisas que não podem ser mantidas com sua renda. Uma boa alternava e usar a boa e velha planilha para saber a real condição de sua vida financeira. Após realizar essa ação, faça uma análise de quanto você pode gastar mensalmente. Se for receber o seguro desemprego, procure gastar o menos possível para poupar parte da renda. Por fim, vale lembrar que talvez seja preciso fazer alguns cortes, para gerar uma economia fazendo com que o dinheiro sobre no fim do mês.

6-Investimentos com alto risco

Nessas horas, sempre vão surgir as oportunidades que parecem indispensáveis, e que parecem resolver todas as suas dificuldades. Por isso orientamos a não gastar seu dinheiro com as fórmulas que prometem grande riqueza de forma rápida, e nem realize investimentos com alto risco financeiro. Afinal não existe nenhum tipo de mágica que vai fazer com que você ganhe dinheiro de um dia para outro. Ou seja, depende da sua dedicação, em estudar para saber qual a melhor hora e oportunidade de conseguir as melhores taxas de rentabilidade para seu bolso.

7-Não conversar em casa com a família sobre estar Desempregada

É comum que muitas pessoas tentem esconder a real situação da família. Até porque isso coloca em risco a harmonia da casa, porém essa atitude é algo muito arriscado. Afinal a sua família se não estiver a par da situação, vai seguir a via com os mesmos hábitos consumistas, e uma hora ou outra vão acabar descobrindo a real situação. O melhor a se fazer ainda é dialogar de forma verdadeira com todos. Até porque todos vão pensar em formas de contribuir para mudança da distinção, com alternativas e soluções. Além disso tudo melhora quando passamos por momentos difíceis com pessoas que amamos nos ajudando.

8-Não ir atrás de trabalho, por causa do seguro desemprego

Não se iluda em ficar em casa recendo o seguro desemprego sem procurar um trabalho, apenas para parar de receber o dinheiro. Afinal muitas pessoas acabam fazendo isso, porém isso pode ser uma boa alternativa apenas no início. Mas a grande verdade é que quando mais tempo você fica fora do mercado de trabalho. Mais corre o risco de não conseguir voltar para ele. Vale lembrar que o seguro acaba, e sem esse dinheiro as coisas pioram ainda mais, por isso procure emprego o mais rápido possível.

Dica

É natural que ficar sem emprego é algo muito ruim, porém deixar de aproveitar esse novo tempo disponível e ainda mais degradante. Afinal existem muitas oportunidades de aprender, então use esse momento para aprender mais sobre suas próprias finanças. Ou seja, para aprender mais sobre o controle e organização financeira. Além disso é um ótimo momento para especializar em sua carreira. Não se esqueça de ficar com bastante atenção sobre as oportunidades que surjam em sua cidade, para uma recolocação.

Considerações Finais 

Em conclusão, vale ressaltar a importância de não ter medo, e deixar o orgulho de lado, que te impede de conservar novas coisas. Por exemplo, caso sua função antes era de um gerente de loja. E a vaga disponibilizada por uma empresa seja de vendedor. Não significa que está sendo diminuído ou regredindo em sua vida profissional. Mas nada mais é que um passo para renovação de novas coisas. Afinal devemos dar passo a passa até que chegamos ao nosso foco.

Veja também:

Veja Como Arrumar a Casa e as Finanças Para o Primeiro Filho

 

Publicidade
Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade/ Alerta © 2020 - Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza o cookies para lhe garantir a melhor experiência No site. OK | Mais informações