Publicidade

5 Pontos que Não São Ensinados na Escola e os Filhos Precisam Saber

Todo nascimento de uma criança nos deixa reflexivo sobre a grandeza que a vida nos proporciona. Ou seja, de forma natural, sendo uma das grandes dádivas da vida do ser humano. Neste artigo vamos trazer informações importantes para pensarmos nas coisas que não são ensinadas na escola, e que os pais precisam ensinar aos seus filhos, para que não aprendam na marra. Afinal, é muito mais fácil que os adultos e pais consigam estimular um aprendizado nas crianças. Até porque são com eles que passam a maior parte do tempo. Descubra 5 pontos que não são ensinados na escola e cabe aos pais ensinar aos filhos.

5 Pontos que Não São Ensinados na Escola e os Filhos Precisam Saber

Aprendizado durante toda vida

Contudo, não se deixe levar achando que apenas pelo fato de ser um adulto a fase de aprendizagem já se encerrou. Isso porque vivemos constantemente em fases de aprendizado, em todas as etapas de nossas vidas. Mas compartilhar alguns aprendizados em certas áreas com os Filhos pode ajudar e muito a evitar alguns momentos ruins em sua vida. Até porque devemos passar nossos conhecimentos e experiencias adianta para que as próximas gerações não tomem algumas atitudes erradas.

Analisando nesse âmbito, existem alguns pontos muito importantes que não são ensinados dentro de uma sala de aula. Caso seja um adulto experiente sabe bem do que estamos falando. Vale ressaltar que são exemplos muito relevantes para que possamos aprender também junto as crianças. Até porque muitas vezes as crianças acabam nos ensinando aquilo que já esquecemos ao decorrer dos anos. Sendo assim ambas as partes podem desenvolver aprendizagem em um relacionamento de divisão de conhecimentos.

  • Empatia

Empatia nada mais é do que a atitude de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando compreender melhor cada uma de suas atitudes e ações. Ou seja, é tentar olhar para o próximo com amor, buscando os olhos amigáveis, se livrando dos julgamentos. Afinal isso é uma grande qualidade que poucos conseguem ter.

Posso até afirmar em dizer que se atualmente o mundo fosse mais empático, muitos dos problemas da atualidade já teriam sido solucionados. Ou seja, se as pessoas se colocassem mais no lugar do próximo, muitas coisas estariam bem melhores.

Certamente que muitas pessoas acreditam que assumir uma postura de empatia é resolver os problemas de outras pessoas. Mas consiste apenas em compreender e entender os problemas de outra pessoa sem julgamentos. Empatia pode ajudar em todos os ambientes sociais, desde familiar(Filhos) até profissional. Dessa forma ensinar as nossas crianças desde pequenas a desenvolver essa empatia vai proporcionar muito mais amor, compaixão e respeito com o próximo. Sendo assim formando uma sociedade bem mais empática para todas as relações.

  • Saber se virar sozinho (Empreender)

Afinal saber se virar sozinho nos dias atuais em que o mercado vive, é um ponto essencial para que as crianças possam ter ideia de como é a vida real depois de adultas. Isso porque é comum que não aprendamos a empreender no início de nossas vidas, até porque para as crianças tudo não passa de uma brincadeira. Contudo esse tipo de ensinamento pode fazer uma grande diferença na vida de alguém, assim quando se tornar adulto vai se cuidar e sustentar sozinho.

  • Ensinar a ser flexível e forte

Com total certeza você já deve ter ouvido aquela famosa frase que você terá o que almeja, mas primeiro a vida vai te ensinar a ser uma pessoa forte. Sendo assim podemos afirmar que a vida depois que saímos da casa dos pais, tende a não ser tão agradável. Afinal assumimos mais responsabilidades, e muitas coisas temos que aprender sozinhos.

E existem muitas pessoas que simplesmente não sabem se virar nos momentos de crise de suas vidas. Isso geralmente acontece pelo fato de sempre terem tudo em fácil acesso, e possuem dificuldades em se adaptar com as fases ruins que aparecem. Por isso um dos maiores gestos de amor por uma criança é ensinar a ser forte e flexível, pois a vida é determinada por diversas fases que podem ser boas ou ruins.

5 Pontos que Não São Ensinados na Escola e os Filhos Precisam Saber

 

  • Saber ligar com o dinheiro

Chegamos no assunto mais temido pelos pais e adultos, a educação financeira para as crianças. Afinal saber lidar com o dinheiro é algo essencial na vida de todas as pessoas. Assim sendo, as pessoas que não sabem lidar com dinheiro acabam vivendo atemorizadas em diversas áreas.

Essas pessoas acabam ficando desacreditadas e tristes, e não buscam mais realizar seus sonhos. O que pode afetar as pessoas que estão ao seu redor. Dessa maneira saber oferecer as crianças uma educação financeira é algo muito importante e que deve fazer parte de seu aprendizado.

  • Aprender a ter responsabilidade pelas próprias ações

Por fim, vale lembrar a grande importância de estimular nas crianças o entendimento de arcar com as próprias atitudes. Isso porque quando nos tornamos adultos, cada um de nós se torna responsável por suas próprias ações. Isso deve ser ensinado e estimulado as crianças desde de pequenos. Essa pequena atitude empregada na criação de uma criança vai facilitar a sua vida quando se tornar um adulto, pois vai pensar muito bem antes de tomar qualquer atitude.

Considerações finais

Todos os nossos pais tentaram fazer de tudo para nos fornecer o melhor quando éramos crianças. Sendo assim agora que somos adultos temos que tentar passar o que melhor aprendemos nessa vida para as crianças para que possam ter um futuro melhor. É certo afirmar que não existe nenhuma formula mágica para espelhar esses conselhos na vida de nossos filhos. Mas essas orientações com máxima certeza vão ajudar a ter uma vida menos difícil no futuro.

Veja também:

Saiba Tudo Sobre a Educação Para ser Verdadeiramente Rico

 

Publicidade
Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade/ Alerta © 2020 - Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza o cookies para lhe garantir a melhor experiência No site. OK | Mais informações